FOCO E ORGANIZAÇÃO
- gabriellirodrigues
- 7 de jan. de 2015
- 2 min de leitura
Esse é um tema bastante procurado pelos vestibulandos. ”Como ser uma pessoa organizada e focada?”
Primeiro passo: DETERMINAÇÃO!
Se você deseja a tão sonhada vaga na federal, você precisa estar determinado a fazer isso. Ter consciência de que isso exigirá muita dedicação e determinação. É importante fazer uma relação da quantidade de horas disponíveis para o estudo, e montar um cronograma (em breve, mostrarei o meu).
Segundo passo: TER UM BOM ESPAÇO PARA ESTUDO.
É fundamental ter um “cantinho” da casa para ser o seu local de estudo, bem iluminado e confortável. Para os que estudam somente em casa é preciso muito autocontrole. Estabeleça horários fixos. Dormir e comer em horas diferentes no dia a dia, por exemplo, dificulta a ambientação do corpo e prejudica o rendimento. O ambiente de estudo deve ser silencioso (o cérebro não focar em duas coisas ao mesmo tempo).
Terceiro passo: SABER OS SEUS LIMITES.
Segundo pesquisas, a concentração diminui a cada 50 minutos de estudos consecutivos. É recomendado parar 10min por hora (qualquer coisa que permita descanso). O córtex pré-frontal, responsável pelo raciocínio, alcança potência máxima às 11h. É o momento ideal para estudar o assunto mais importante do dia.
Quarto passo: METAS.
Trace metas. Determine quantos capítulos você vai ler em determinadas horas. Isso estimula a motivação e facilita o planejamento. É interessante criar uma tabela e/ou utilizar uma agenda para se organizar. Utilize os finais de semana para colocar a matéria em dia, fazer redações, assistir filmes interessantes, e claro, descansar.
Quinto passo: EXERCÍCIOS.
Exercício é a melhor maneira de testar o seu aprendizado, outra alternativa também e escrever o que você aprendeu. Após estudar, redija por 5 min o que vier a cabeça sobre o tema, sem se preocupar com a lógica e pontuação. Dê aula para si, converse com você, fale com as paredes (rsrsrs faço muito isso).
Sexto passo: MATERIAS DE ESTUDO.
Deixe tudo organizado por matérias. Marque o que você já estudou e anote o que você tem dificuldade. É interessante ter uma pasta para guardar os mapas mentais.
Sétimo passo: NÃO DESISTA.
Seja persistente. Quando o desânimo chegar assista vídeos motivacionais, pense no quanto você deseja isso e que precisa fazer muitos sacrifícios para conseguir. Mas, não exagere. Não esgote as atividades dos neurônios. Divirta-se de vez em quando. Cinema, parque, jantares, aproveite o seu fim de semana!
Espero que tenham gostado :*





















Comentários